UN-Habitat
 
Loading...
Tema
  Fórum Urbano Mundial 5 » Tema
Tema
  Print This Page!

O tema para a reunião do Rio 2010 – O direito à cidade: unindo o urbano dividido – harmoniza-se com o relatório da ONU-HABITAT, Estado das Cidades do Mundo 2010-2011.

Entre os conceitos que nortearão as discussões no Rio encontram-se o direito à cidade, a diminuição das distâncias na renda urbana, a redução da desigualdade e da pobreza, a democracia participativa, a diversidade cultural nas cidades, cidades amigáveis às mulheres, o desenvolvimento urbano sustentável, a igualdade de acesso a abrigo, saúde, água, saneamento e serviços de infraestrutura. E, evidentemente, o direito a uma cidade inclusiva.

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para a redução da pobreza até 2015, os governos acordaram que tais objetivos, combinados a um bom planejamento urbano e uma boa governança, são a melhor maneira para termos um futuro urbano melhor.

Uma agenda de eventos e discussões vai dar vida às ideias retiradas dos documentos conceituais de especialistas internacionais em cada uma das áreas estratégicas. A intenção é intensificar o debate nas sessões principais e nos eventos de networking. Assim, o Fórum vai promover o diálogo e estabelecer compromissos comuns que resultem em novas soluções para as nossas cidades.

Nossa principal tarefa é repensar nossa utopia urbana. Nosso desafio agora é aprender com o resto do mundo, levando em conta as necessidades de nossos parceiros de modo que as melhores práticas e ações sejam multiplicadas em cada cidade, criando um mundo melhor onde todos possam viver com dignidade, respeito e cidadania.

 
Site Map | Site Directory | Contact Us | Feedback | Terms & Conditions | Fraud and scam alert