UN-Habitat
 
Loading...
  Home » Events » World Urban Forum 5 » Mesas-redondas
Mesas-redondas
  Print This Page!

English

Ao todo serão 12 mesas-redondas que oferecerão uma plataforma de comunicação estratégica para que todos os grupos parceiros possam articular seus pontos de vista sobre urbanização sustentável sobretudo para que possam discutir assuntos de coordenação e colaboração relacionados com o tema do 5º FUM: O direito à cidade - unindo o urbano dividido. É importante observar que as mesas-redondas serão conduzidas por diferentes grupos parceiros e não por ONU-HABITAT. Os resultados e recomendações de cada mesa-redonda serão refletidos no relatório do 5º FUM, que, por sua vez, formará um input estratégico no trabalho de ONU-HABITAT.
A seguir a lista das mesas redondas que acontecerão no Fórum:

Roundtables Coordinator: Mr. Guenter Karl (Guenter.karl@unhabitat.org)
RoundtableFocal point
Mesa-redonda dos Ministros Sr. Alioune Badiane(alioune.badiane@unhabitat.org)
Mesa-redonda dos Prefeitos Sr. Alain Kanyinda (alain.kanyinda@unhabitat.org) 
Mesa-redonda de Parlamentares Globais Sr. Markandey Rai (markandey.rai@unhabitat.org)
Mesa-redonda das OSCs / ONGs Sr. Guenter Karl (guenter.karl@unhabitat.org)
Mesa-redonda dos Profissionais de Habitat Sra. Christine Auclair (christine.auclair@unhabitat.org)
Mesa-redonda das Universidades Parceiras Sr. Kebede Gulelat (gulelat.kebede@unhabitat.org)

Mesa-redonda do Gênero e das Mulheres

Sra. Lucia Kiwala (lucia.kiwala@unhabitat.org)
Mesa-redonda dos Pesquisadores Urbanos Sra. Edlam Yemeru (edlam.yemeru@unhabitat.org)
Mesa-redonda de Negócios Sra. Christine Auclair (christine.auclair@unhabitat.org)
Mesa-redonda da Rede Global de
Ferramentas do Solo
Sr. Danilo Antonio (Danilo.antonio@unhabitat.org)
Mesa-redonda da Juventude Sra. Mutinta Munyati (mutinta.munyati@unhabitat.org)
Mesa-redonda dos Povos Indígenas
em Áreas Urbanas
Sr. Christophe Lalande (christophe.lalande@unhabitat.org)

Mesa-redonda dos Ministros
O tema da 5ª Sessão do Fórum Urbano Mundial é O Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido. O tema do fórum reconhece os direitos dos pobres urbanos e tem por objetivo promover sua inclusão e o acesso equitativo à cidade. Os pobres deveriam viver com “dignidade e segurança” e também deveriam se beneficiar da cidade. O objetivo da mesa-redonda ministerial será discutir o papel do governo em assegurar que os direitos dos pobres estejam garantidos. Como legisladores e tomadores de decisão, os ministros têm um papel central na governança das cidades; são responsáveis por reduzir as desigualdades e a pobreza, aumentar a participação e fazer com que as suas cidades sejam mais sustentáveis através de melhor planejamento e desenvolvimento. Na linha do Relatório Estado das Cidades do Mundo de 2010, a mesa-redonda ministerial irá introduzir e discutir, entre outros assuntos, temas relacionados com diferenças de renda e desigualdades nas cidades, pobreza urbana, democracia participativa e desenvolvimento urbano sustentável, assim como acesso equitativo a moradia, água e saneamento e aos serviços de infraestrutura. Através de uma série de perguntas e discussões, a mesa-redonda desafiará os ministros a discutir como a liderança e uma visão apoiada em políticas e programas fortes em nível nacional e regional podem fazer cidades mais inclusivas unindo o urbano dividido.

Mesa-redonda dos Prefeitos
A mesa-redonda dos prefeitos deve aproveitar o ímpeto da mobilização dos prefeitos e representantes relevantes de autoridades locais e de suas associações do mundo todo para se juntar aos governos nacionais na promoção dos direitos básicos de seus cidadãos. Cada vez mais se reconhece “o direito à cidade” como um desses direitos. Com os direitos humanos assumindo um papel central tanto nas empreitadas políticas quanto éticas neste milênio urbano, muita energia é investida diariamente para apontar seu significado para a construção de um mundo melhor. Entretanto, para poder lidar de forma adequada com a pergunta “em que tipo de sociedade vivemos?”, temos de reconhecer que “a cidade é o futuro da humanidade” e com certeza o tipo de sociedade que deixaremos para as futuras gerações deve ser o reflexo das cidades que criamos hoje e como as administramos. Portanto, o direito à cidade é muito mais do que a liberdade individual para ter acesso aos recursos urbanos; é o direito de mudar nosso entendimento comum da cidade e da sua governança. Traz a responsabilidade coletiva de acompanhar o processo de urbanização nas formas mais equilibradas (FUM/3) e harmoniosas (FUM/4). Prefeitos e importantes representantes de autoridades locais irão trocar pontos de vista e experiências sobre como fortalecer seu papel essencial nesse processo.

Mesa-redonda de Parlamentares Globais

O painel irá discutir o vínculo entre as mudanças climáticas e os assentamentos humanos como uma continuidade da última mesa-redonda sobre Cidades e Mudanças Climáticas. Esta sessão fornecerá uma oportunidade para fazer um balanço das legislações, políticas e leis municipais aprovadas, discutidas ou debatidas ou que aguardam consideração em vários parlamentos sobre a implementação da Agenda Habitat e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Será uma oportunidade ideal para formar parcerias e trabalhar em rede na reprodução das melhores práticas para uma urbanização sustentável e para criar cidades sem favelas.

Mesa-redonda das OSCs /ONGs

O Direito à Cidade e a Justiça Social: o papel das OSCs para unir o urbano dividido
Cada vez mais as OSCs têm se tornado atores influentes no desenvolvimento dos países. Alguns dos seus papéis-chave incluem a representação dos interesses das comunidades locais; a mobilização social para ação e conscientização; o monitoramento do desempenho dos governos local e nacional e das autoridades públicas fazendo com que eles se responsabilizem pelo seu desempenho; e em atividades orientadas pela ação que levam a melhores meios de vida e ao bem-estar da comunidade. O objetivo da mesa-redonda será explorar como as OSCs têm se saído no desempenho dos seus papéis, o impacto alcançado na conscientização sobre assuntos urbanos e as soluções dos problemas, a eficácia com que têm levado a opinião dos pobres urbanos para os salões onde as decisões são tomadas, e até que ponto têm influído na formulação de políticas e na implementação de programas que garantam oportunidades iguais para todos.

Mesa-redonda dos profissionais de Habitat
A mesa-redonda dos profissionais de Habitat reunirá profissionais de assentamentos humanos para lidar com o assunto das práticas profissionais para unir o urbano dividido. O mundo está experimentando um crescimento urbano repentino numa escala nunca vista antes. Gerir melhor esse crescimento é fundamental para que as tentativas internacionais lidem com as questões das emissões de CO2, as consequências da mudança climática e a falta de energia, assim como com as ameaças à segurança alimentar através da perda de terras de cultivo. O enorme crescimento urbano é inevitável, porém a forma como gerirmos esse crescimento pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável. As habilidades dos profissionais são mais importantes do que nunca – planejadores, arquitetos, topógrafos e engenheiros, entre outros podem fazer a diferença. Mas eles precisam trabalhar juntos como parceiros com governos, comunidades e com ONU-HABITAT.
O objetivo desta mesa-redonda é debater e apontar as melhores práticas profissionais e os princípios centrais para alcançarmos a sustentabilidade urbana. A mesa-redonda debaterá e apresentará a Carta HPF de Rio 2010: Visão para o nosso futuro, Unindo as Divisões Urbanas.

Mesa-redonda das Universidades Parceiras

Superar a divisão entre a pesquisa e a ação em nível municipal – o papel das universidades
As universidades, como agentes de mudança e produtoras de futuros planejadores, gestores e líderes, ponderam no dia a dia os métodos e o conteúdo da educação que oferecem e as ferramentas e processos de pesquisa que eles promovem para garantir que continuem sendo uma força relevante e poderosa para atingir o desenvolvimento sustentável. Iniciativas como a Década da Educação pelo Desenvolvimento Sustentável (DESD em inglês) da UNESCO e a Universidade Parceira do Habitat (HPU em inglês) de ONU-HABITAT foram criadas para apoiar esse tipo de processo.
Muita coisa está acontecendo nos campi universitários, nos laboratórios de pesquisa e dentro das áreas do conhecimento de cidades que ilustram o enorme potencial do que as universidades conseguem fazer. A pergunta é: estamos fazendo o suficiente? Onde deveríamos focar mais nossos esforços e onde menos? Há boas práticas que podemos ajudar a reproduzir em outros lugares ou a melhorar? Onde estão os obstáculos que as universidades encontram ao tentar fechar a brecha entre a educação-pesquisa e a prática? Qual é o valor agregado das redes universitárias e das iniciativas de apoio como as Universidades Parceiras do Habitat e qual seria o papel positivo que os diferentes atores, incluindo as agências da ONU, podem ter para superar esses obstáculos?
O objetivo desta mesa-redonda é refletir sobre as oportunidades e desafios das universidades na promoção do desenvolvimento urbano sustentável através da educação e da pesquisa e identificar ideias que podem ser implementadas na prática através de redes e iniciativas como as Universidades Parceiras do Habitat. A mesa-redonda tem por objetivo produzir os seguintes resultados: Recomendações e ideias implementáveis que ONU-HABITAT, universidades e outros parceiros poderiam adotar para melhorar o papel das universidades na resposta aos desafios urbanos globais do desenvolvimento sustentável.

Mesa-redonda do Gênero e das Mulheres
ONU-HABITAT, em colaboração com seus parceiros (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Brasil, Huairou e Associação de Planejadores da Commonwealth – CAP, em inglês), organizará essa mesa-redonda sobre Gênero na quarta-feira, 24 de março de 2010, em que mulheres do mundo inteiro serão consultadas. As consultas que fornecerão ideias para os diálogos sobre temas urbanos serão orientadas pelo tema do 5º FUM: O Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido. Os resultados da reunião serão usados para gerar o feedback do nosso trabalho.

Mesa-redonda de Pesquisadores Urbanos
Solução para o problema do Transporte Urbano
O maior desafio para as cidades do século XXI é atender às necessidades de transporte e mobilidade dos seus habitantes de uma forma economicamente eficiente, ambientalmente correta e socialmente sustentável. Porém, um complexo conjunto de fatores financeiros, estruturais, ambientais e políticos limitam a oferta de infraestrutura e serviços de transportes adequados, eficientes e seguros nas áreas urbanas. Por sua vez, isso tem levado a graves desigualdades e desvantagens em termos de acesso a infraestrutura e serviços de transporte e portanto ao acesso a oportunidades de emprego, moradia e serviços básicos, especialmente para os pobres urbanos. Essa desigualdade representa o “problema do transporte urbano” e será o foco da mesa-redonda dos Pesquisadores Urbanos. A mesa-redonda discutirá o estado deste problema atual do transporte urbano tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos e as práticas e políticas inovadoras para resolver esse problema.

Mesa-redonda de Negócios
O objetivo da mesa-redonda de negócios é reunir líderes de empresas e da indústria, especialistas em políticas, representantes de comunidades e outras partes interessadas que trabalham com o setor empresarial comprometidos com soluções acessíveis para contribuir na solução da separação urbana no sentido de criar cidades sustentáveis.
Com os desafios da pobreza urbana e das mudanças climáticas, o setor privado não é apenas uma parte da solução mas um parceiro vital que deve se engajar se queremos que as cidades do mundo atinjam a sustentabilidade. A mesa-redonda aproveitará assuntos sobre sustentabilidade urbana já debatidos durante o último Fórum Urbano Mundial e também no último Fórum Empresarial de Habitat.
O objetivo é debater e apontar passos para melhorar a contribuição para os pobres urbanos através de abordagens de mercado, inovação e boa governança local da base da pirâmide, além de concordar nos princípios empresariais centrais para a urbanização sustentável. A mesa-redonda de Negócios utilizará as recomendações dos grupos de trabalho do setor privado de ONU-HABITAT já estabelecidos e suas propostas de “princípios empresariais centrais da responsabilidade corporativa para a urbanização sustentável”, que serão debatidos e adotados durante a reunião.

Mesa-redonda da Rede Global de Ferramentas do Solo
'Experiência piloto de uma ferramenta do solo a favor dos pobres: uma maneira prática de garantir a igualdade de gênero'
A mesa-redonda tem o objetivo de apontar a experiência do uso prático da Ferramenta do Solo a favor dos pobres, a Rede Global de Ferramentas do Solo, especialmente em relação à Ferramenta sobre os Critérios de Avaliação de Gênero que tem o intuito de avaliar a suscetibilidade do gênero numa intervenção ou programa em grande escala. Parceiros-chave irão compartilhar e comparar lições das recentes experiências-piloto da ferramenta no Brasil, Gana e Nepal. O evento quer gerar interesse pelo processo completo de desenvolvimento da ferramenta da Rede Global de Ferramentas do Solo e sua aplicação prática para melhorar a segurança da posse tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas.

Mesa-redonda da Juventude
O papel da Juventude para Unir o Urbano Dividido
Esta mesa-redonda tratará da juventude como um grupo demográfico invisível nas políticas e na prática em relação ao mundo em desenvolvimento e às cidades do mundo em desenvolvimento. ONU-HABITAT acredita que a juventude deveria estar no centro do desenvolvimento das cidades e deveria ser tratada como um parceiro integral nos processos de desenvolvimento. Legisladores, pesquisadores e representantes de agências lideradas por jovens irão deliberar sobre a posição atual da pesquisa, das políticas e da prática e sobre as lições aprendidas em relação aos assuntos da juventude urbana. As deliberações estarão baseadas no trabalho de ONU-HABITAT e da sua recém-estabelecida rede de pesquisa sobre juventude urbana e nas inovações e boas práticas realizadas pelos parceiros de ONU-HABITAT em parceira com os jovens. A mesa-redonda se focará em emprego, boa governança, moradia adequada e segurança da posse, meio ambiente, paz e segurança. Os resultados desta mesa-redonda serão comunicados no relatório principal do 5 FUM e no programa de pesquisa de ONU-HABITAT.

Mesa-redonda dos Povos Indígenas em Áreas Urbanas

“Os povos indígenas são especialmente vulneráveis à discriminação no acesso à moradia e é frequente que enfrentem obstáculos para usufruir de uma participação plena nas esferas social, política e econômica da cidade. Além disso, os desafios meio-ambientais, sobretudo os efeitos da mudança climática em territórios tradicionais, têm um importante impacto negativo na moradia e em seus meios de vida, contribuindo para uma crescente migração para as áreas urbanas.
Este evento reunirá representantes de povos indígenas, governos, agências da ONU, acadêmicos e ONGs para discutir o papel dos governos nacionais, dos ministérios de habitação e das autoridades locais para tratar os desafios que os povos indígenas enfrentam nas áreas urbanas, em especial no que diz respeito ao acesso à moradia”.
Voltar ao início

 
Site Map | Site Directory | Contact Us | Feedback | Terms & Conditions | Fraud and scam alert