UN-Habitat
 
Loading...
  Home » Events » World Urban Forum 5 » Assembleia da Juventude
Assembleia da Juventude
  Print This Page!


English

DESTAQUES

O Fórum Urbano Mundial muda seu nome para a Assembleia Mundial da Juventude Urbana

O Fórum Urbano Mundial passa por uma transformação e agora será chamado Assembleia Mundial da Juventude Urbana. Espera-se que essa mudança ajude a juventude a se posicionar melhor para atender às necessidades de um mundo urbano que não para de mudar.
Essa ideia segue as experiências bem sucedidas do Fórum Mundial da Juventude Urbana celebrado em Vancouver, no Canadá, em 2006 e em Nanjing, China, em 2008, onde foram alcançados vários resultados positivos, incluindo a adoção por parte do Conselho de Administração de ONU-HABITAT de importantes decisões para a juventude, como a resolução 21/6, que facilitou o estabelecimento de um fundo especial para o Desenvolvimento Liderado por Jovens Urbanos, e a resolução 22/4, que permitiu que o Fórum da Juventude se tornasse uma parte integral do Fórum Urbano Mundial.

Embora o Fórum da Juventude agora passe a se chamar Assembleia Mundial da Juventude Urbana, continuará sendo uma parte integral do Fórum Urbano Mundial, como foi acordado pelos Governos na 22ª Sessão do Conselho de Administração de ONU-HABITAT.

O lançamento da Assembleia Mundial da Juventude Urbana acontecerá no dia 19 de março de 2010 no Rio de Janeiro, Brasil, três dias antes do início da 5ª Sessão do Fórum Urbano Mundial. Espera-se que, com formato e nome novos, o Fórum não seja apenas mais informativo e mantenha seu status como a principal plataforma da juventude urbana, mas que esteja mais antenado com as necessidades da juventude urbana do mundo todo.

Assembleia Mundial da Juventude Urbana

Como em anos anteriores, a Assembleia Mundial da Juventude Urbana acontecerá nos dias 19 e 20 de março de 2010, três dias antes do Fórum principal. Esse formato oferece uma oportunidade para discutir e debater assuntos importantes para os jovens; em especial eles vão poder fazer contribuições significativas para o fórum principal. Esse formato foi adotado seguindo um pedido dos jovens que participaram da 2ª Sessão do Fórum Urbano Mundial em Barcelona, Espanha, em 2004, que reivindicaram uma participação mais expressiva da juventude nos procedimentos.

Desde então, a Assembleia Mundial da Juventude Urbana tem se tornado a principal plataforma global para que a juventude delibere sobre assuntos urbanos. No Fórum Urbano Mundial de Vancouver, os jovens pediram a criação de um fundo especial para apoiar iniciativas lideradas por jovens no cumprimento da Agenda Habitat e das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Na 21ª Sessão do Conselho de Administração, em 2007, os Governos aprovaram a Resolução 21/6, que estabeleceu o Fundo de Oportunidades para o Desenvolvimento liderado por jovens urbanos. O público-alvo do fundo são os jovens que mais precisam de assistência, em especial os jovens vulneráveis nas favelas urbanas.

No Fórum Urbano Mundial em Nanjing, os jovens deixaram claro que querem ser reconhecidos pelo seu trabalho e conhecimento no desenvolvimento local e internacional e também ser incluídos no desenvolvimento de políticas. A Resolução 22/4, aprovada pelos Governos na 22ª Sessão do Conselho de Administração, incentiva os governos a dar prioridade e apoio às iniciativas lideradas por jovens e convida agências multilaterais, governos, setor privado e sociedade civil a escutar os jovens e a elaborar políticas do seu desenvolvimento baseadas em processos participativos. A resolução também solicita à Diretora Executiva de ONU-HABITAT, Sra. Anna Tibaijuka, que forneça os mecanismos necessários para que a Assembleia Mundial da Juventude Urbana seja reconhecida como parte integral do Fórum Urbano Mundial.

ASSEMBLEIA MUNDIAL DA JUVENTUDE URBANA, RIO DE JANEIRO, 2010
A Assembleia Mundial da Juventude Urbana nos dias 19 e 20 de março de 2010 acontece num momento crítico tanto para a juventude urbana como para a população urbana global. As cidades são os assentamentos humanos que crescem mais e mais rapidamente com mais da metade da população morando em cidades e, o que é mais impressionante, um de cada três habitantes de cidades morando em favelas. O mundo está enfrentando uma crise econômica, ambiental e social nunca vista em quase um século. A Assembleia Mundial da Juventude Urbana tem uma posição ideal para facilitar a participação significativa dos jovens na deliberação e na determinação de ações e políticas essenciais em assuntos como o aumento da pobreza urbana, o crescimento das favelas, o desemprego, os desastres econômicos e naturais e as mudanças climáticas.

A Assembleia Mundial da Juventude Urbana no Rio continuará o trabalho feito por ONU-HABITAT e seus parceiros na área do desenvolvimento liderado por jovens. ONU-HABITAT tem tido muito sucesso tanto em nível normativo quanto programático em relação à juventude, com a criação dos modelos de projetos-piloto One-Stop Youth Resource (Recurso Unificado da Juventude), o Centro Somos o Futuro e o lançamento do Fundo de Oportunidades plurianual para o Desenvolvimento liderado por Jovens. Esses dois projetos têm melhorado a vida dos jovens envolvidos ao mesmo tempo em que fornecem modelos testados do desenvolvimento da juventude urbana para autoridades locais, governos nacionais e parceiros da Agenda Habitat.

A Assembleia Mundial da Juventude Urbana no Rio de Janeiro focará metas estratégicas, incluindo: ser a plataforma para que a juventude discuta as lições aprendidas dos programas de ONU-HABITAT e de seus parceiros na área do desenvolvimento liderado por jovens urbanos; elaborar perfil e divulgar modelos de desenvolvimento liderados por jovens urbanos por parte de ONU-HABITAT e seus parceiros; e se tornar uma plataforma para que especialistas e profissionais da área deliberem sobre pesquisa, políticas e a prática junto com as lições aprendidas sobre assuntos da juventude urbana.

Usando essas metas como ponto de partida e participando em outras atividades da Assembleia Mundial da Juventude Urbana, os jovens delegados terão uma posição melhor para oferecer ideias nas discussões e tratar o tema do 5º Fórum Urbano Mundial do Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido.

Entre as outras atividades voltadas aos jovens durante a 5ª Sessão do Fórum Urbano Mundial estão: a Mesa-redonda da Juventude, uma reunião de jovens assessores; Palco principal da Juventude (Conferência Global de Hip-Hop); reunião do Conselho Consultivo da Juventude e vários eventos em rede.

 
Site Map | Site Directory | Contact Us | Feedback | Terms & Conditions | Fraud and scam alert