UN-Habitat
 
Loading...
  Fórum Urbano Mundial 5 » 5º Fórum Urbano Mundial: O Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido
5º Fórum Urbano Mundial: O Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido
  Print This Page!
 
English

Em poucos anos, o Fórum Urbano Mundial tornou-se a principal conferência do mundo sobre urbanismo. O Fórum foi criado pelas Nações Unidas para examinar um dos problemas mais prementes que o mundo enfrenta hoje: a urbanização acelerada e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

Desde a primeira reunião em Nairóbi, Quênia, em 2002, o Fórum cresceu em tamanho e importância, viajando para Barcelona em 2004, Vancouver em 2006 e Nanjing em 2008.

Com metade da humanidade vivendo em cidades, prevê-se que, nos próximos 50 anos, dois terços de nós estarão vivendo em cidades. Um desafio importante é minimizar a crescente pobreza nas cidades, melhorar o acesso dos pobres urbanos a instalações básicas, tais como abrigo, água limpa e saneamento, e alcançar um crescimento e desenvolvimento urbanos benéficos ao meio ambiente e sustentáveis.

A ONU-HABITAT e o governo brasileiro iniciaram os preparativos para a quinta sessão, programada para 22 a 26 de março de 2010, no Rio de Janeiro. O Fórum é uma das reuniões mais abertas e inclusivas desse tipo no cenário internacional. Reúne líderes governamentais, ministros, prefeitos, diplomatas, membros de associações nacionais, regionais e internacionais de governos locais, organizações não governamentais e comunitárias, profissionais liberais, acadêmicos, organizações tradicionais femininas, jovens e grupos de comunidades carentes, como parceiros trabalhando para termos cidades melhores. A quinta sessão no Rio toma por base as lições e os sucessos dos quatro eventos anteriores.

“O Brasil, assim como outros países, tornou-se essencialmente urbano durante o século 20. Hoje, no Brasil, mas também em todo o mundo, precisamos repensar e renegociar os fundamentos da cidade que queremos”, afirmou Marcos Caramuru de Paiva, Cônsul-Geral do Brasil em Xangai. Conversando com delegados em Nanjing, acrescentou: “Nosso planeta é apenas um, mudamos de endereço mas consumimos os mesmos produtos globalizados, viajamos pelos mesmos meios, usamos os mesmos recursos naturais e nos desenvolvemos juntos.”

O tema para a reunião do Rio 2010 – O direito à cidade: unindo o urbano dividido – harmoniza-se com o relatório da ONU-HABITAT, Estado das Cidades do Mundo 2010-2011.

 
Site Map | Site Directory | Contact Us | Feedback | Terms & Conditions | Fraud and scam alert